FAQ
Perguntas mais frequentes
Aqui você encontra respostas para algumas das perguntas mais frequentes sobre o programa Alimentação Consciente Brasil (ACB) e sobre alimentação à base de vegetais. Não achou resposta para a sua dúvida aqui? Escreva para [email protected]. Ficaremos felizes em ajudar você!
Quem somos?
O programa Alimentação Consciente Brasil (ACB) é uma iniciativa da organização sem fins lucrativos Mercy For Animals. Somos parte de um movimento global na promoção de saúde e sustentabilidade que encoraja instituições do poder público e indivíduos a aumentarem o consumo de alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras e grãos, que devem ser a base de uma alimentação saudável. Acreditamos que as políticas alimentares podem ajudar a salvar o planeta e contribuir para a saúde das pessoas no presente e para futuras gerações.
O que fazemos?
O programa Alimentação Consciente Brasil é dedicado a promover saúde e sustentabilidade em parceria com os municípios e estados brasileiros com o objetivo de substituir pelo menos 20% de ingredientes de origem animal por ingredientes de origem vegetal em instituições que servem refeições em larga escala, como escolas, universidades, restaurantes populares e iniciativas de assistência social, entre outras.
Por que fazemos?
No sistema alimentar atual encontramos alguns dos principais fatores de risco para o aumento de doenças. Além disso, a forma como produzimos alimentos de origem animal agrava mudanças climáticas e ambientais que tornam o planeta incapaz de fornecer uma alimentação saudável para todos no futuro.
De acordo com a FAO (a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), a maior parte do desmatamento na Amazônia deve-se à produção agropecuária, enquanto que, de acordo com a OMS, essas práticas agrícolas afetam a segurança dos próprios alimentos em termos de bactérias, vírus, parasitas e substâncias químicas. A OMS ainda declara que “o maior risco para a transmissão de doenças zoonóticas ocorre na interface homem-animal através da exposição direta ou indireta a animais e seus produtos (carne, leite, e ovos, por exemplo) e/ou seus ambientes”1 2 3
Nosso programa segue recomendações das principais autoridades mundiais relacionadas à saúde e meio ambiente, como a Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, que sugerem medidas de redução do consumo de carne e derivados, e incentivam o consumo de frutas, vegetais, cereais integrais e leguminosas, para combater e prevenir doenças, como a obesidade e o diabetes, que vêm aumentando rapidamente no Brasil, assim como para frear o desmatamento, a emissão de gases de efeito estufa, a perda de biodiversidade e diminuir o gasto excessivo de importantes recursos como a água. 4 5 6 7
Onde estamos?
O Alimentação Consciente Brasil tem parceria com 9 instituições em 6 municípios: Sinop e Cuiabá, no Mato Grosso, ambos trabalhando com escolas e assistência social; Niterói e São Gonçalo, no Rio de Janeiro, que trabalham com escolas; Belo Horizonte, que trabalha com escolas e restaurantes populares, além de Pouso Alegre, também em Minas Gerais, que trabalha com a universidade IFSULDEMINAS.
Comer carne não é necessário para o desenvolvimento de crianças e adolescentes?
Diversas instituições relacionadas a saúde já publicaram estudos mostrando que indivíduos de qualquer idade podem obter todos os nutrientes necessários para uma vida saudável e equilibrada a partir de alimentos de origem vegetal. Esses alimentos possuem baixa gordura saturada, zero colesterol e são ricos em fibras, o que pode ajudar no combate e prevenção de diversas doenças como câncer, diabetes e alta pressão arterial.
Preciso substituir as carnes e derivados por alimentos orgânicos e provenientes de agricultura familiar?
Ciente dos benefícios que essa dinâmica traz para um comércio local mais justo e sustentável e, entendendo que essa medida é incentivada pelo PNAE e pelo Guia Alimentar para a População Brasileira de 2014, o programa Alimentação Consciente Brasil incentiva que os ingredientes de origem vegetal sejam provenientes de agricultura familiar orgânica ou agroecológica. Porém, ainda que essa recomendação não seja viável para o município ou instituição que está aderindo ao programa, ainda há muitos benefícios em substituir a proteína animal pela vegetal, mesmo que proveniente da agricultura convencional. Essa substituição e também o aumento do consumo de alimentos de origem vegetal está prevista em relatórios de instituições que são referência para as políticas alimentares no Brasil e contribuem com a garantia de uma alimentação segura, saudável e sustentável para esta e as futuras gerações.
Como lidar com preocupações dos alunos, pais e/ou clientes?
O Alimentação Consciente Brasil disponibiliza materiais de suporte e comunicação com informações lúdicas sobre os benefícios e a importância de uma alimentação à base de vegetais. Caso seja necessário, o ACB ainda pode apoiar a instituição na elaboração de outros materiais, como cartas de apresentação, perguntas mais frequentes, templates de e-mails, entre outros. A nossa equipe está à disposição para fornecer informações e esclarecimentos que possam sanar dúvidas das mães e pais, alunos ou quaisquer outros envolvidos nas parcerias.
Por consumir mais alimentos de origem vegetal, estaríamos expondo ainda mais as pessoas aos riscos dos agrotóxicos?
No Brasil, a análise de resíduos de agrotóxicos é feita apenas em alimentos de origem vegetal, passando a ideia de que produtos de origem animal estão isentos desses agentes químicos. Contudo, os agrotóxicos são vastamente utilizados nas plantações de grãos que servem de alimentos aos animais — é bom sempre lembrar que, no Brasil, 79% da proteína vegetal produzida é transformada em alimento para animais — e são, na sua maioria, lipossolúveis, ficando estocados no tecido adiposo dos animais por um processo chamado de bioacumulação. Ou seja, alimentos de origem animal retêm mais agrotóxicos que alimentos de origem vegetal e quanto mais na base da cadeia alimentar o alimento estiver, menos ele vai ter acumulado poluentes e agrotóxicos.
Onde posso encontrar mais informações sobre as referências do trabalho do Alimentação Consciente Brasil?
Nas referências bibliográficas a seguir você encontrará uma base confiável de artigos e guias para o tema.
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_populacao_brasileira_2ed.pdf
https://www.who.int/publications/i/item/WHO-NMH-NHD-18.12
https://wrr-food.wri.org/sites/default/files/2019-07/WRR_Food_Full_Report_0.pdf
https://www.fao.org/americas/noticias/ver/pt/c/425810/
https://www.ipcc.ch/site/assets/uploads/2019/08/4.-SPM_Approved_Microsite_FINAL.pdf