FAQ
Perguntas mais frequentes
Aqui você encontra respostas para algumas das perguntas mais frequentes sobre o programa Alimentação Consciente Brasil (ACB) e sobre alimentação à base de vegetais. Não achou resposta para a sua dúvida aqui? Escreva para [email protected]. Ficaremos felizes em ajudar você!
Quem somos?
O programa Alimentação Consciente Brasil (ACB) é uma iniciativa da organização sem fins lucrativos Mercy For Animals. Somos parte de um movimento global na promoção de saúde e sustentabilidade que encoraja instituições do poder público e indivíduos a aumentarem o consumo de alimentos de origem vegetal, como frutas, legumes, verduras e grãos, que devem ser a base de uma alimentação saudável. Acreditamos que as políticas alimentares podem ajudar a salvar o planeta e contribuir para a saúde das pessoas no presente e para futuras gerações.
O que fazemos?
O programa Alimentação Consciente Brasil é dedicado a promover saúde e sustentabilidade em parceria com os municípios e estados brasileiros com o objetivo de aumentar o consumo de frutas, legumes, verduras, grãos e cereais, que são a base de uma alimentação saudável, em instituições públicas que servem refeições em larga escala, como escolas, universidades, restaurantes populares e iniciativas de assistência social, entre outras, através da substituição de pelo menos 20% de ingredientes de origem animal por ingredientes de origem vegetal.
Por que fazemos?
No sistema alimentar atual encontramos alguns dos principais fatores de risco para o aumento de doenças. Além disso, a forma como produzimos alimentos de origem animal agrava as mudanças climáticas e ambientais que tornam o planeta incapaz de fornecer uma alimentação saudável para toda a população no futuro.
De acordo com a FAO (a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), a maior parte do desmatamento na Amazônia deve-se à produção agropecuária, enquanto que, de acordo com a OMS, essas práticas agrícolas afetam a segurança dos próprios alimentos em termos de bactérias, vírus, parasitas e substâncias químicas. A OMS ainda declara que “o maior risco para a transmissão de doenças zoonóticas ocorre na interface homem-animal através da exposição direta ou indireta a animais e seus produtos (carne, leite, e ovos, por exemplo) e/ou seus ambientes”1 2 3
Nosso programa segue recomendações das principais autoridades mundiais relacionadas à saúde e meio ambiente, como a Organização das Nações Unidas (ONU), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, que sugerem medidas de redução do consumo de carne e derivados, e incentivam o consumo de frutas, vegetais, cereais integrais e leguminosas, para combater e prevenir doenças, como a obesidade e o diabetes, que vêm aumentando rapidamente no Brasil, assim como para frear o desmatamento, a emissão de gases de efeito estufa, a perda de biodiversidade e diminuir o gasto excessivo de importantes recursos como a água. 4 5 6 7
Onde estamos?
O Alimentação Consciente Brasil tem parceria com 9 instituições em 7 municípios: Salvador, na Bahia, que trabalha com escolas; Sobral, no Ceará, que trabalha com escolas; Caruaru, em Pernambuco, que trabalha com escolas; Anchieta, em Santa Catarina, que trabalha com escolas e iniciativas de assistência social; Niterói, no Rio de Janeiro, que trabalha com escolas; Belo Horizonte, em Minas Gerais, que trabalha com escolas e restaurantes populares, além de Pouso Alegre, também em Minas Gerais, que trabalha com a universidade IFSULDEMINAS.
Comer carne não é necessário para o desenvolvimento de crianças e adolescentes?
Diversas instituições relacionadas à saúde já publicaram estudos mostrando que indivíduos de qualquer idade podem obter todos os nutrientes necessários para uma vida saudável e equilibrada a partir de alimentos de origem vegetal. Esses alimentos possuem baixa gordura saturada, zero colesterol e são ricos em fibras, o que pode ajudar no combate e prevenção de diversas doenças como câncer, diabetes e alta pressão arterial. Na aba “materiais de referência” você pode se aprofundar mais a respeito deste assunto.
Preciso substituir as carnes e derivados por alimentos orgânicos e provenientes de agricultura familiar?
Ciente dos benefícios que essa dinâmica traz para um comércio local mais justo e sustentável e, entendendo que essa medida é incentivada pelo PNAE e pelo Guia Alimentar para a População Brasileira de 2014, o programa Alimentação Consciente Brasil incentiva que os ingredientes de origem vegetal sejam provenientes de agricultura familiar orgânica ou agroecológica. Porém, ainda que essa recomendação não seja viável para o município ou instituição que está aderindo ao programa, ainda há muitos benefícios em substituir a proteína animal pela vegetal, mesmo que proveniente da agricultura convencional. Essa substituição e também o aumento do consumo de alimentos de origem vegetal está prevista em relatórios de instituições que são referência para as políticas alimentares no Brasil e contribuem com a garantia de uma alimentação segura, saudável e sustentável para esta e as futuras gerações.
Como lidar com a preocupação das crianças e adolescentes, suas famílias e/ou clientes?
O Alimentação Consciente Brasil disponibiliza materiais de suporte e comunicação com informações lúdicas sobre os benefícios e a importância de uma alimentação à base de vegetais. Caso seja necessário, o ACB ainda pode apoiar a instituição na elaboração de outros materiais, como cartas de apresentação, perguntas mais frequentes, templates de e-mails, entre outros. A nossa equipe está à disposição para fornecer informações e esclarecimentos que possam sanar dúvidas das famílias, estudantes ou quaisquer outras pessoas envolvidas nas parcerias.
Por consumir mais alimentos de origem vegetal, estaríamos expondo ainda mais as pessoas aos riscos dos agrotóxicos?
No Brasil, a análise de resíduos de agrotóxicos é feita apenas em alimentos de origem vegetal, passando a ideia de que produtos de origem animal estão isentos desses agentes químicos. Contudo, os agrotóxicos são vastamente utilizados nas plantações de grãos que servem de alimentos aos animais — é bom sempre lembrar que, no Brasil, 79% da proteína vegetal produzida é transformada em alimento para animais — e são, na sua maioria, lipossolúveis, ficando estocados no tecido adiposo dos animais por um processo chamado de bioacumulação. Ou seja, alimentos de origem animal retêm mais agrotóxicos que alimentos de origem vegetal e quanto mais na base da cadeia alimentar o alimento estiver, menos ele vai ter acumulado poluentes e agrotóxicos.
Onde posso encontrar mais informações sobre as referências do trabalho do Alimentação Consciente Brasil?
Nas referências bibliográficas contidas na seção “Materiais de Referência” – https://alimentacaoconsciente.org/materiais-de-referencia/ –, você encontrará uma base confiável de artigos e guias para o tema.